Escola Cararu marca presença na solenidade de LANÇAMENTO DO PROJETO ‘AMIGOS DA NATUREZA’ DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO
O projeto prevê a participação de toda a popuilação da cidade no processo. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves (PSB), a prefeitura vai doar duas lixeiras e sacos para cada família eusebiense. Um recipiente para a coleta de lixo seco e outro para o molhado. Com essa separação será iniciado o processo de seleção dos resíduos sólidos em toda a cidade.
“O objetivo é que possamos reciclar algo em torno de 50% do lixo produzido na cidade. Mas todo o lixo produzido terá uma destinação ecologicamente correta“, disse Acilon, destacando que o material será encaminhado para um galpão da cooperativa “Amigos da Natureza” onde será selecionado e separado entre material orgânico e inorgânico. .
O projeto envolverá todas as secretarias e órgãos municipais, e principalmente as secretarias de Educação, Saúde e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma). A Prefeitura lança também uma campanha de conscientização dos moradores do município, com material de orientação e divulgação, visitas às residências, palestras nas escolas e comunidades conscientizando sobre a importância da coleta seletiva.
O prefeito Acilon Gonçalves observa, ainda, que todos os catadores de lixo de Eusébio serão treinados e envolvidos dentro do projeto. Quando o sistema estiver, em pleno funcionamento, eles (catadores) passarão a realizar a coleta por seis horas diárias e participarão de treinamentos na área social e ambiental em outras duas horas, de forma permanente.
O prefeito Acilon Gonçalves diz que esse projeto representa um grande passo na luta pela preservação da vida, não apenas a vida das pessoas, mas a vida como um todo e também representará um avanço na luta pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. “Quando falamos de coleta seletiva não estamos falando apenas em diminuir a agressão ao meio ambiente e limpar nossas ruas, mas de várias outras vantagens; como a diminuição de doenças causadas pelo lixo, a não poluição visual da nossa cidade, e o melhor de tudo; com a coleta seletiva vamos transformar lixo em emprego e renda e benefícios sociais para a nossa população”, concluiu.
Fonte:Portal da prefeitura municipal de Eusébio
Nenhum comentário:
Postar um comentário