Pesquisa

Seja Bem Vindo(a)

Você está na Melhor do Eusébio

quarta-feira, 16 de março de 2011

Comunidade Leitora Cararu

Projeto: Comunidade Leitora é realidade na Escola Cararu


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inumeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patromonios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiarida das crianças e adolescentes com as histórias e a ampliação do seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.

Tem como objetivo geral:

Apesar de a escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não podemos esquecer que é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor.

Por isso, este projeto tem por objetivo principal criar condiçoes diferentes da rotina escolar, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre, prazeroza e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores autonomos no exercício de sua cidadania.

O projeto já está funcionando atendendo os alunos desde as turmas da Educação Infantil ao 9º ano e toda comunidade do Cararu.











Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Sou bibliotecária e sinto a necessidade de criar uma comunidade leitora com alunos, funcionário e comunidade em geral. Adorei sue trabalho, posso usar esta matéria como base para montar meu projeto?
    Atenciosamente Marlene baracho -Florâni -R/N

    ResponderExcluir